segunda-feira, setembro 17, 2007

Profissão: "famosinho"


Image Hosted by ImageShack
Uma festa: um meio de ascensão

Muitos se interrogam por que tantas pessoas aspiram à condição de "famosinhos", ou seja, querem ser conhecidos por motivos que em nada têm a ver com méritos ou qualidades próprias, mas tão somente por uma fama oca que resulta da presença em jornais e revistas sociais.

Podemos questionar-nos acerca de eventuais vantagens que pudessem resultar da perda de privacidade e de todos os inúmeros inconvenientes que disso resulta, mas, analisando friamente a realidade nacional, pode-se encontrar resposta para esta questão.

Se nos lembrarmos que existe uma esmagadora maioria de portugueses que, independentemente dos seus méritos, das suas capacidades ou do seu trabalho se vê ultrapassada por quem tem aquilo que chamamos, de forma eufemística, "conhecimentos no meio", facilmente podemos imaginar que um pouco de fama, mesmo que sem motivo válido, acaba por ser uma ajuda decisiva.

Infelizmente, as preferências vão no sentido de quem é conhecido, mesmo que por razões que em nada têm a ver com a situação em causa, pelo que o sacrifício de perder a privacidade bem pode ser compensado pela inegável vantagem que é dada pelo conhecimento, mesmo que este seja meramente mediático e não pessoal.

Para os que não pertencem aos 30% que, em virtude de conhecimentos, obtém um emprego acima das suas capacidades, empurrando todos os demais na escala profissional, resta, pois uma última hipóteses de uma carreira de sucesso, a de ingressar, mesmo que à força, no universo alternativo dos "famosinhos", passando a viver numa permanente fantasia de consequências imprevisíveis para os próprios e para a sociedade.

Assim, para quem nasceu sem os conhecimentos certos e, por qualquer razão, não consegue aspirar a obter os relacionamento que necessita para prosperar, resta, como uma última esperança, a inclusão entre aquilo que, para muitos, parece ser uma espécie de estranha elite nacional, cujos favores tantos disputam como forma de, também eles, serem incluidos entre a mais estranha casta do Mundo.

Sem comentários: