terça-feira, setembro 18, 2007

Imagens do Google Earth vão estar mais actualizadas


Image Hosted by ImageShack
Imagem obtida via Google Earth

Um novo satélite, o WorldView I vai ser lançado em órbita hoje, com o objectivo de melhorar a qualidade das imagens disponibilizadas pelo Google Earth.

O novo satélite da Digital Globe, empresa responsável pela recolha de imagens usadas pelo Google Earth, vai reforçar o que actualmente está em uso, o Quickbird, aumentando substancialmente a rapidez de aquisição de imagens.

Actualmente, o Quickbird consegue imagens com uma resolução de meio metro, recolhendo semanalmente cerca de 600.000 quilómetros quadrados de informação, mas com a ajuda do WorldView I, este valor será obtido diariamente, permitindo actualizar a base de dados do Google Earth, que contém cerca de 300.000.000 de quilómetros quadrados fotografados, com uma rapidez muito superior à actual.

Um novo WorldView será lançado no ano que vem e possibilitará a transmissão de um conjunto ainda maior de informação com o objectivo de aproximar cada vez mais a informação armazenada no Google Earth com a que se vai modificando no terreno.

A maior actualização, bem como uma maior resolução em certas áreas, é essencial para que o Google Earth seja considerado uma ferramenta fiável em situações delicadas, como operações de busca, pelo que a periodicidade com que as imagens são substituidas por versões mais actuais é determinante.

Essencial é, também, melhorar a resolução, sobretudo em zonas como no Interior do País, onde se verificam graves lacunas que impedem a utilização deste recurso em muitas situações, onde os detalhes constantes do Google Earth são manifestamente insuficientes para uma utilização segura.

Espera-se, pois, que ao longo de 2008 se verifiquem diversas melhorias que permitam uma utilização mais eficaz desta ferramente que consideramos como uma das melhores alternativas aos sistemas de GPS baseados em mapas militares digitalizados.

Sem comentários: