quarta-feira, setembro 19, 2007

Photo Story 3 for Windows - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Adição do som a uma sequência de imagens

A seleção de uma música ou de um som de fundo em formato MP3 pode ser efectuada recorrendo a um dos inúmeros repositórios existentes na Internet, seja utilizando um dos vários programas que permite obter ficheiros em formato MP3 a partir de normais CD's com música.

Chamamos a atenção para o facto de deverem ser utilizadas músicas em versões sem direitos de autor ou que possam ser usadas livremente, como as que constam do Projecto Gutenberg, de modo a evitar situações complicadas.

Para além de uma banda sonora, é possível gravar uma mensagem, sendo que neste caso o volume do som de fundo é ajustado de modo a que a gravação realizada se sobreponha e seja audível.

A gravação de uma mensagem deve ser ensaiada e cronometrada, em termos de duração, de modo a que não haja surpresas e seja suficientemente audível, para o que aconselhamos dispor de um microfone com ganho e não uma das versões passivas, mais baratas, mas muito menos eficientes.

O passo final, após a visualização, será o de gravar o resultado num ficheiro em formato Windows Media Format (.wmf) que poderá ser lido pelo Windows Media Player ou por um dos muitos programas equivalentes que costumam estar instalados nos computadores pessoais.

Desta forma, temos um ficheiro, com extensão .wmf alojado no computador, que pode ser visualizado localmente, mas, para quem pretenda partilhá-lo na Internet, será necessário colocá-lo num dos vários servidores que alojam vídeos, entre os quais se podem encontrar o YouTube, o ImageShack ou o PhotoBucket, para além do serviço de alojamento do próprio Blogger.

Sem comentários: