quinta-feira, setembro 20, 2007

Acidente fere 5 bombeiros


Image Hosted by ImageShack
Imagem do veículo acidentado

Um acidente de viação feriu ontem cinco bombeiros da corporação de Cete, no concelho de Paredes, quando se dirigiam para o combate a um incêndio em Aguiar de Sousa.

O veículo despistou-se a menos de dez quilómetros do quartel de onde saira por volta das 12:30, numa zona em que as curvas acentuadas se sucedem numa via estreita, acabando por cair por um declive junto à estrada.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Cete, Rui Gomes, o pé do motorista ficou preso entre os pedais, impedindo-o de reduzir a velocidade, pelo que foi impossível manter-se na estrada, seguindo em frente e vindo a imobilizar-se no fundo de uma ribanceira depois de capotar.

Os feridos foram evacuados para o Hospital Padre Américo, onde foram assistidos a várias escoriações, contusões e traumatismos, sendo o caso mais grave o do motorista, que ficou encarcerado por 30 minutos.

A deslocação de viaturas em missões de socorro já foi diversas vezes abordada, nomeadamente no respeitante à questão da utilização dos cintos de segurança ou ao aumento das distâncias devido ao encerramento de unidades de saúde, bem como no respeitante às condições de circulação dos veículos utilizados ou ao treino dado às tripulações.

Este acidente, de que, felizmente, não resultaram feridos graves, lembra também a necessidade de lutar por implementar uma cultura de segurança e a importância de haver em cada corporação alguém com a responsabilidade de estudar e estabelecer programas de formação e sensibilização nesta área.

As acções de socorro implicam riscos, tal é inegável e incontornável, mas estes têm que ser minimizados nas suas várias vertentes e as questões relacionadas com a sensibilização perdem, muitas vezes, perante o tecnicismo ou a importância dada a equipamentos e meios, os quais, sendo decisivos, não resolvem problemas de fundo a nível de mentalidades.

Sem comentários: