sexta-feira, setembro 21, 2007

Diagnóstico para motores KWP 100 OBD2 - 2ª parte


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O conector normalizado OBD-2 do KWP 100

Este modelo suporta os protocolos OBD-1 (On Board Diagnostics), OBD-II, EOBD (European On Board Diagnostics) e JOBD (Japanese On Board Diagnostics) e tem como características principais as seguintes:

Desliga a luz de "check engine"
Lê dados "on-line"
Apresentação continua de DTC's
Apresenta descrições de DTC em formato de texto
Suporta 4 protocolos OBD
Écran LCD de leitura fácil
Base de dados alargada de DTC
Utilização segura e precisa
Pequenas dimensões e facilmente transportável
Funciona sem necessidade de ligação a outro equipamento, sendo alimentado directamente pelo veículo.

O KWP100 funciona na maioria dos automóveis ou veículos posteriores a 1996 e naçguns produzidos em 1994 e 1995, e que obedeçam à norma OBD II, sendo verificável através da presença de uma ficha normalizada Data Link Connector (DLC) de 16 pinos que se encontra, normalmente, perto do radiador ou do tablier, no interior do habitáculo.

O KWP 100 funciona com uma voltagem de 8 a 20 volts e uma amperagem de 70 mA, consumindo 0.9 W e na embalagem inclui, para além do "scanner", um cabo de conexão e instruções.

Este é um dos modelos disponíveis na Internet, existindo cabos adaptadores para fabricantes específicos e versões mais ou menos sofisticadas ou especialmente adaptadas a determinadas marcas.

Não sendo um equipamento comum entre não profissionais, o seu baixo preço começa a justificar a aquisição por parte de clubes e mesmo por quem possua veículos sofisticados ou pretenda adquirí-los, dado que este "scanner" facilita a obtenção de informações que, de outra forma, podem facilmente passar desapercebidas e apaga as desagradáveis luzes de "engine check" quando a revisão não é feita num concessionário da marca.

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