quinta-feira, setembro 20, 2007

Photo Story 3 for Windows - 4ª parte


Image Hosted by ImageShack
Écran de entrada do PhotoBucket

Talvez o problema mais complexo que enfrentamos após termos obtido e testado o ficheiro final, em formato Windows Media Format, foi o de alojar o vídeo num servidor onde possa ser acedido por quem visite o "blog".

Em teoria, o próprio Blogger aloja vídeos, bastando para tal proceder ao envio, após o que o ficheiro será processado e alojado num servidor, mas o facto é que se na pré-visualização do "post" tudo parecia estar em condições, quando este era publicado o vídeo não estava presente.

Uma outra opção seria a do Imageshack, mas esta obrigava a instalar um "software" específico deste prestador de serviços, o que optamos por não fazer, dado ser um tipo de imposição que nos parece abusiva.

Também tentamos no YouTube, mas todas as tentativas falharam repetidamente na fase de processamento, quanto o ficheiro já se encontrava no servidor de destino, pelo que optamos, finalmente, pelo PhotoBucket onde actualmente se encontra alojado.

Para recorrer ao PhotoBucket basta proceder a uma inscrição gratuita, não sendo necessário instalar qualquer "software" adicional e o ficheiro fica no formato idêntico ao do envio, pelo que o único passo é o de proceder ao "upload" e de colocar no texto a publicar uma chamada que é fornecida após a conclusão do processo.

Existe ainda a opção de "share" que pode colocar directamente num "blog" alojado no Blogger uma nova entrada cujo conteúdo é o vídeo que foi alojado, sendo este processo praticamente automático, razão pela qual será um dos métodos preferenciais a utilizar.

Resumidamente, este processo permite elaborar pequenas sequências de imagens, acompanhá-las com som e disponibilizá-las na Internet, bastando para tal alguma inspiração e uns minutos de trabalho.

Sem comentários: