Sistema de diagnósticos KWP 100
Quando surge um avisador do tipo "engine check" no painel de instrumentos, pode-se saber que algo deverá estar errado ou avariado, mas só com o acesso ao código se pode localizar a avaria e averiguar da sua gravidade, podendo, caso se pretenda, limpar o sinal de erro.
Um exemplo típico em que muitos proprietários limpam os sinais de erro é o alerta de revisão, que ocorrre periodicamente e que só desaparecia quando o veículo era ligado à máquina de diagnósticos da marca, facto que limitava o recurso a oficinas menos especializadas onde estes sofisticados equipamentos, normalmente, não existiam.
Estes equipamentos foram, durante anos, extremamente dispendiosos, mas, actualmente, é possível obtê-los no EBay por meia centena de euros e com eles os "Diagnostic Trouble Codes" (DTC's) passam a poder ser lidos e interpretados pelo proprietário sem a necessidade de deslocação a uma oficina especializada.
O "scanner" portátil KWP100 OBD2 EOBD cabe na palma da mão e, apó ser ligado à tomada OBD2 presente na maioria dos veículos modernos, permite ler estes códigos numéricos e, através de uma tabela, interpretá-los.
2 comentários:
O que achas do eCall?
Já tinha pensado nisso:
http://veraoverdeorg.blogspot.com/2007/09/comisso-europeia-quer-sistema-de-alerta.html
Um abraço
Enviar um comentário