terça-feira, setembro 18, 2007

Diagnóstico para motores KWP 100 OBD2 - 1ª parte


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Sistema de diagnósticos KWP 100

Um equipamento cada vez mais essencial para os proprietários de veículos modernos, com gestão electrónica e sistema de diagnóstico de erros é um "scanner" que permita ligar à tomada de dados da viatura e ler códigos de erro.

Quando surge um avisador do tipo "engine check" no painel de instrumentos, pode-se saber que algo deverá estar errado ou avariado, mas só com o acesso ao código se pode localizar a avaria e averiguar da sua gravidade, podendo, caso se pretenda, limpar o sinal de erro.

Um exemplo típico em que muitos proprietários limpam os sinais de erro é o alerta de revisão, que ocorrre periodicamente e que só desaparecia quando o veículo era ligado à máquina de diagnósticos da marca, facto que limitava o recurso a oficinas menos especializadas onde estes sofisticados equipamentos, normalmente, não existiam.

Estes equipamentos foram, durante anos, extremamente dispendiosos, mas, actualmente, é possível obtê-los no EBay por meia centena de euros e com eles os "Diagnostic Trouble Codes" (DTC's) passam a poder ser lidos e interpretados pelo proprietário sem a necessidade de deslocação a uma oficina especializada.

O "scanner" portátil KWP100 OBD2 EOBD cabe na palma da mão e, apó ser ligado à tomada OBD2 presente na maioria dos veículos modernos, permite ler estes códigos numéricos e, através de uma tabela, interpretá-los.

2 comentários:

Direct Current disse...

O que achas do eCall?

Nuno M. Cabeçadas disse...

Já tinha pensado nisso:

http://veraoverdeorg.blogspot.com/2007/09/comisso-europeia-quer-sistema-de-alerta.html

Um abraço