terça-feira, junho 03, 2008

Bombeiros convocados por SMS


Image Hosted by Imageshack
Veículo dos bombeiros de Alcabideche

Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo passaram a ser convocados por SMS, com as novas tecnologias a substituirem a antiga sirene como uma forma de contacto mais eficaz.

No entanto, enquanto no passado dezenas de bombeiros acorriam ao sinal de alerta, hoje poucos dos 127 voluntários têm disponibilidade para estar presentes durante o horário laboral, pelo que os recursos humanos durante o período do dia são escassos.

Em contrapartida, durante o período noturno, o número de elementos que respondem à chamada aumenta substancialmente, demonstrando que os voluntários só em caso de impedimento é que não comparecem no quartel.

Outra limitação nas chamadas diurnas é a falta de local para estacionar as viaturas perto do quartel, localizado no centro da cidade e com um espaço reduzido para parqueamento, implicando deixar os veículos particulares em cima dos passeio e arriscando a uma multa.

Esta situação podia ser, eventualmente, obviada através de um local de reunião ou "pick up" onde os voluntários pudessem deixar as viaturas, devidamente vigiadas, equipar-se e passar para os veículos de do socorro, evitando assim os problemas de localização do quartel.

Os métodos de "rendez vous" ou de "pick up", prevendo locais de reunião ou concentração em locais de fácil acesso e nas proximidades do local de intervenção ou a caminho destes, desde que correctamente coordenados, podem reduzir o tempo necessário para a chegada dos meios de socorro, aumentando assim a sua eficácia.

Com o recurso a novas tecnologias, a coordenação e determinação de locais de concentração torna-se francamente mais fácil, podendo o SMS incluir um de vários pontos pré-estabelecidos e conhecidos de todos, sendo inclusivé possível prever chegadas e partidas faseadas de acordo com os efectivos que responderem à chamada.

1 comentário:

OzzyWolf disse...

Ora aqui está uma solução simples e eficaz. E não só eficaz em termos de operacionalidade, mas principalmente, e a meu ver, eficaz a nivel de, como hei-de dizer, desencorajamento dos incendiários.
Passo a explicar:
Penso que a excessiva exposição das actividades das forças de segurança motivam os criminosos a efectuarem mais disparates.
Assim, e tal como esta medida, deveriam ser tomadas outras, como por exemplo, e a mais flagrante, acabar com as noticias nos telejornais sobre os terríveis e espectaculares incêndios que assolam todo o pais.
Os veiculos dos bombeiros fazerem xinfrim só quando mesmo necessário.

Ou seja, deixar passar mais despercebido o incêndio... de modo a evitar motivações criminosas.

Não sei se me fiz entender...