quinta-feira, junho 05, 2008

INEM recebe novas ambulâncias


Image Hosted by Imageshack
Um treino de intervenção química do INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) colocou seis novas ambulâncias na região Centro do País, incluindo dois de Suporte Imediato de Vida (SIV), que ficam baseados em Pombal e em Tondela e quatro de Suporte Básico de Vida (SBV), instalados em Estarreja, Figueiró dos Vinhos, Mortágua e Tábua.

Destas seis ambulâncias, apenas as de Pombal, Tondela e Estarreja estarão permanentemente disponíveis, enquanto as restantes apenas estarão operacionais doze horas por dia, entre as 20:00 e as 08:00 horas.

Com estas novas viaturas, o INEM passa a dispor de 75 ambulâncias operadas por pessoal do próprio Instituto, tendo aumentado o seu efectivo de pessoal em 45 elementos, mas continuando a depender de pessoal médico para manter operacionais as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) que, repetidas vezes, não têm tripulações para as manter permanentemente disponíveis.

Seria de equacionar se, em vez de apostar na contratação de pessoal para as SIV e SBV, não seria prioritário contratar médicos e enfermeiros para as VMER, dado estes serem meios insubstituíveis na actual organização do sistema de urgências em Portugal.

Continuamos a ser da opinião que o INEM deve promover uma carreira específica e especializada para pessoal médico dentro da própria instituição, integrado nos seus quadros, de modo a que estes deixem de depender da disponibilidade dos hospitais onde as VMER estão baseadas ou de uma sempre difícil compatibilização de horários.

O INEM necessita de uma reestruturação, seja a nível de pessoal próprio, seja na articulação e coordenação de meios próprios e com outras entidades a operar na área do socorro, sendo que a política de contratações, na qual incluimos a do pessoal médico, é parte fundamental no sentido de corrigir algumas das deficiências que, tal como outros, temos vindo a relatar.

Sem comentários: