quarta-feira, junho 11, 2008

Março foi o pior mês de 2008 em incêndios florestais


Image Hosted by Imageshack
Um helicóptero pesado Kamov Ka-32 russo

Os dados da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) revelam que entre o dia 1 de Janeiro e 28 de Maio de 2008 ocorreram em Portugal um total de 857 incêndios florestais, o que representa um aumento de 535 relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Também a área florestal ardida no mesmo periodo, contabilizada em 2.423 hectares, foi substancialmente à do ano anterior, quando arderam 1.098 hectares.

O mês de Março foi aquele em que se verificou o maior número de ocorrências, com 1.043 em 2008 e 847 no ano passado, sendo igualmente o mês com mais área ardida, com 544 hectares este ano, enquanto no ano anterior o mês mais complicado foi Abril, com 1.048 hectares queimados.

Este mês de Maio, relativamente chuvoso, para o qual ainda não temos os valores finais em termos de precipitação, poderá ter dado um contributo relevante no combate aos fogos durante o Verão que se aproxima e para o qual se prevêm diversas vagas de calor.

Falta cruzar os dados meteorlógicos com o número de ocorrências e da área ardida para tirar algumas conclusões, mas torna-se evidente que a pluviosidade do mês de Maio aliada ao reforço do dispositivo correspondente ao início da "Fase Bravo" foram determinantes para a acalmia verificada relativamente ao mês anterior.

Mais importante do que publicar estatísticas, que podem servir para os mais diversos fins, é analisa-las objectivamente, tirando as devidas conclusões e antecipando acções que visem contrariar eventuais vulnerabilidades, algo que parece não suceder entre nós com a frequência necessária.

A previsão de vagas de calor, preocupante em termos de incêndios e de saúde pública, deve ser motivo de reflexão, de planeamento e de preparação, de modo a que, quando inevitavelmente se verificarem, existam planos e meios capazes de enfrentar um problema que, pela dificuldade em prever com precisão, tende a ser algo ignorado e encarado como um mero acidente de percurso.

Sem comentários: