quinta-feira, junho 12, 2008

Portugal adere ao 116000 para alerta de crianças desaparecidas


Image Hosted by ImageShack
Dia Europeu das Crianças Desaparecidas

Portugal, em conjunto com a Bélgica, Dinamarca, Grécia, Holanda e Hungria aderiu ao 116 000 para alerta de crianças desaparecidas.

A Comissão Europeia já apelou aos estados-membro para que adiram a este número, criado em 2007, e implementem um sistema de alerta nacional que facilite a denúncia de desaparecimento de menores, mas a maioria dos países continua sem implementar este número.

No entanto, este sistema necessita de uma rectaguarda eficaz, que permita uma acção imediata, essencial quando um menor desaparece, sendo disso exemplo o bem conhecido "Amber Alert" existente no continente norte-americano e que recorre ao aviso do público e à colaboração da sociedade civil para ajudar a localizar os desaparecidos.

Implementar esta linha sem a complementar com outras medidas, é uma opção inútil, da qual resulta o dispêndio de fundos públicos sem que daí resulte outra vantagem que não a de nos incluirmos entre os paises que adoptaram esta recomendação, dando assim a impressão de uma eficácia que, efectivamente, não existe.

Entre nós, mais do que aderir a linha telefónicas ou outros projectos, por muito válidos que sejam, é necessário implementar sistemas de prevenção, de controle e melhorar a investigação, de modo a que, na sequência de um alerta, pouco ou nada se consiga fazer no sentido de recuperar uma criança desaparecida.

Sem comentários: