sábado, agosto 25, 2007

Número 116000 para crianças desaparecidas já funciona em Portugal


Image Hosted by ImageShack
Número europeu 116000 já disponível em Portugal

O Governo atribuiu ao Instituto de Apoio à Criança (IAC) a responsabilidade pelo número único europeu destinado a participar o desaparecimento de crianças.

Uma directiva europeia datada de Fevereiro determinou que todos os países da União Europeia deviam ter a funcionar o número 116 000 até ao fim do presente mês de Agosto, tendo agora Portugal implementado esta determinação.

Por despacho do Ministério da Administração Interna, este número foi atribuido ao IAC, uma instituição privada de solidariedade social, considerada idónea para o efeito, que irá gerir o sistema que permite o aviso rápido e gratuito quando se verfique o desaparecimento de crianças.

Este é mais um número que convém memorizar, mas é igualmente necessário que as autoridades policiais mudem de postura e não esperem 24 horas para considerar alguém como desaparecido e iniciarem as operações de busca.

Também seria conveniente que, imediatamente após o alerta, todas as informações que pudessem ajudar à identificação fossem disponbilizadas nos meios de comunicação social, na Internet ou nos telemóveis, pois só desta forma nas horas cruciais que se seguem a um desaparecimento, se consegue a maior probabilidade de recuperar a vítima sã e salva.

Disponibilizar um número de alerta, esperar um dia e enveredar pela habitual política de secretismo e de restrições a informações cruciais, não passa de mera demagogia e de uma medida imposta do exterior que pouco ou nada contribuirá para que algo mude entre nós.

Sem comentários: