sexta-feira, agosto 24, 2007

Incêndio em Sintra


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio no Verão de 2005

Um incêndio que deflagrou, esta manhã, no concelho de Sintra, desenvolveu-se em várias frentes, avançando para zonas de Nafarros, Várzea de Sintra e Carrascal.

Em terreno difícil e com ventos fortes, que atingem os 50 Km/h e mudam de direcção com frequência, as operações de combate foram particularmente difíceis, tendo as maiores preocupações dos bombeiros sido a defesa de habitações e do Parque Natural de Sintra-Cascais.

Por medida de precaução, foram evacuadas diversas habitações perto das chamas, por vezes contra a vontade dos proprietários, apesar de estas, segundo os bombeiros, não terem estado em risco.

Ao fim da tarde, mais de 450 efectivos, entre bombeiros, militares, elementos da Protecção Civil e Sapadores de Lisboa, para além de grupos de reforço provenientes de Santarém e Setúbal, apoiados por uma centena de viaturas, quatro aerotanques pesados e um helicóptero combatiam as chamas.

Só ao cair da noite, o incêndio foi dado como circunscrito, prosseguindo as operações de rescaldo que se espera continuem ainda por várias horas.

Num ano em que o número de ocorrências está abaixo da média e com temperaturas comparativamente baixas, com períodos de calor intercalados por dias mais frios e, inclusivé de alguma chuva, o vento tem sido a principal dificuldade no combate às chamas em termos da causas naturais.

Com previsões de uma nova baixa de temperatura durante o fim de semana, esta vaga de incêndios, pequena quando comparada com anos anteriores, espera-se que fique ultrapassada, dando tempo para consolidar os trabalhos de rescaldo e preparar os dias quentes que virão na próxima semana.

1 comentário:

E disse...

Gostei de ver o Fernando Seara a "mandar" :-) os helis reabastecerem na piscina do António Costa (mora naquela zona). Fica bem na tv. eheheh