terça-feira, agosto 21, 2007

Virus no servidor do Forum Land Rover


Image Hosted by ImageShack
Exemplo de écran de alerta do VirusScan

Infelizmente, após o seu regresso, verifica-se que um vírus continua instalado no servidor do Forum Land Rover, podendo contaminar os computadores de quem visita este espaço de debate.

No último acesso, ao aceder à secção "Geral", o antí-virus da McAfee que usamos deu o alerta para um "troiano" que tenta fazer correr o sistema de acesso remoto da Microsoft, permitindo assim o acesso ao computador onde este "software" corre.

O perigo de permitir um tal acesso é, obviamente, intuitivo, dado por à disposição de quem pretenda o conteúdo do disco e todas as informações nele contido, permitindo, ainda, controlar remotamente o computador, colocando-o à disposição de alguém que não pode estar bem intencionado.

Muitos destes computadores controlados remotamente transformam-se em autênticos "zombies", atacando "sites", enviando "spam" ou alojando informação ilícita, sempre com custos e responsabilidades suportadas pelo respectivo proprietário.

Com a disponibilização de ferramentas ou "toolkits" para criar este tipo de infecção, torna-se cada vez maior o número de troianos que surgem durante a navegação, alguns dos quais de muito difícil detecção.

Dado que esta foi a segunda vez em poucos dias que sucedeu um problema semelhante ao aceder ao Fórum, optamos por, temporariamente, retirar as ligações e suspender o acesso a um espaço que deixa saudades, mas cujos perigos que encerra não permitem uma navegação segura.

1 comentário:

Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz disse...

As Ladeiras Históricas de Monsaraz estão a ser arrasadas, por obras realizadas sem qualquer tipo de painéis de identificação pelo que se desconhece o seu enquadramento legal.

Por entendermos que estas obras são prejudiciais para a imagem de Monsaraz e para a sua qualidade ambiental e paisagística e ainda por questionarmos a sua legalidade, face ao que delas é visível, vimos por este meio solicitar a actuação e divulgação que esteja ao Vosso alcance.

Todas as informações acerca deste "atentado" ao património histórico, estão disponíveis em http://adim-monsaraz.blogspot.com

Desde já o nosso obrigado.