segunda-feira, agosto 20, 2007

Incêndio aproxima-se de habitações no Seixal


Image Hosted by ImageShack
Um incêndio perto de uma habitação

Um incêndio que deflagrou pelas 14:00 num pinhal perto da A2, que liga Lisboa ao Algarve, destruiu uma área de pinhal e pôs em perigo diversas habitações da Quinta das Laranjeiras.

O fogo começou a dois quilómetros da saída para o Seixal, tendo sido considerado como circunscrito perto de uma hora depois de ter começado, mas os fortes ventos provocaram reacendimentos em várias frentes, pondo em perigo habitações e um lar de terceira idade.

O fogo foi combatido por 90 elementos das corporações de bombeiros de Amora, Barreiro, Cacilhas, Seixal, Sesimbra, Montijo, Palmela, Almada e Moita, apoiados por 25 viaturas e um helicóptero, tendo contado com a colaboração da população da zona que regou os terrenos próximos das habitações e abateu algumas árvores.

O fumo espesso e o vento levantou dificuldades, tendo um dos bombeiros sido assistido devido a dificuldades respiratórias, mas o incêndio ficou novamente circunscrito pelas 18:00, estando a Guarda Nacional Republicana a investigar as causas.

Esta foi a situação mais complexa vivida durante o fim de semana em termos de incêndios florestais, servindo de alerta para uma situação recorrente e com a qual poucos parecem importar-se até surgir um fogo próximo, concretamente, as árvores perto das habitações.

Sabemos que num País com a estrutura fundiária como o nosso, é difícil fazer cumprir a legislação em vigor, mas deve haver o bom senso para implementar expontaneamente as medidas necessárias para proteger pessoas e bens, criando faixas de segurança em redor das habitações, dotando-as de um mínimo de meios de defesa e tendo um plano preparado para o caso de se verificar um incêndio.

Sem comentários: