Um bombeiro durante o combate às chamas
O fogo no oncelho de Monchique, começou pelas 18:32 e ao fim da tarde ainda não se encontrava circunscrito, consumindo uma área de mato no lugar de Vale de Boi.
Este incêndio era combatido por 46 bombeiros apoiados por 12 viaturas, que contavam com o reforço de uma equipa do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana.
Outro incêndio, detectado também ao fim da tarde no concelho de Castanheira de Pêra devastava uma zona florestal no lugar do Camelo e já se encontrava circunscrito perto das 19:30, estando a combater as chamas 56 bombeiros apoiados por 13 veículos.
Apesar do aumento relativamente ao ano passado, este continua a ser um Verão com um número de ocorrências abaixo da média, algo que analisamos recentemente, mas o expectável aumento das temperaturas e a diminuição de humidade nos solos permite prever que na segunda quinzena de Agosto poderemos assistir a um agravamento da situação no respeitante aos incêndios florestais.
No entanto, nas actuais condições, perante as alterações que se verificaram ao longo dos últimos anos, seja em termos de meios de combate, seja devido às barreiras naturais resultantes dos incêndios dos anos anteriores, situações de ruptura como as que ocorreram em 2003 e 2005 dificilmente voltarão a suceder.
Sem comentários:
Enviar um comentário