segunda-feira, agosto 04, 2008

Bombeiros profissionais custam 18.000.000 em três meses - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal fora de controle

Para a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) esta é uma forma de profissionalização sazonal, mal paga e que, caso não houvesse este conjunto de isenções, não haveria quem efectuasse este tipo de missão em troca do valor sujeito a descontos, deixando o País extremamente vulnerável.

Para a ANBP só a existência de "uma carreira única que permita pôr cobro a estas desigualdades e dê o mesmo tratamento a todos os bombeiros", algo que o Instituto Superior de Contabilidade e Técnicas Empresariais já a estudar mas que levará tempo a decidir e implementar.

Obviamente, deste sistema resulta uma franca desigualdade entre bombeiros profissionais e aqueles que apenas são remunerados como tal durante o período em que combatem os incêndios, solução que não agrada à ANBP e, efectivamente, não será a mais adequada numa altura em que se aposta na profissionalização do socorro.

Uma carreira uniforme e uma maior profissionalização será uma inevitabilidade, sobretudo em zonas onde o voluntariado, por razões demográficas, culturais ou outras, já não permite dispor de efectivos em número suficiente, mas dificuldades orçamentais e algumas incompatibilidades não facilitam uma transição que se pretende pacífica.

Cremos, no entanto, que o caminho no sentido de uma base profissional virá a acelerar, como resposta à carência de voluntários, à necessidade de uma maior disponibilidade, a uma menor sazonalidade dos incêndios florestais e a uma maior vertente tecnológica que implica uma formação mais prolongada que deverá ser traduzida numa maior contratualização dos bombeiros.

A esta opção corresponde, por um lado, a um aumento de encargos, mas, por outro, a uma expectável maior eficiência que se deverá traduzir em menores prejuizos causados pelos incêndios e outras calamidades, esperando-se que, no final, o balanço seja positivo e que o que se gastou ao apostar na profissionalização seja francamente compensado pela redução de área ardida.

Sem comentários: