quarta-feira, agosto 13, 2008

Incêndios continuam em tempo de chuva


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal

Um incêndio que deflagrou ontem, terça-feira, pelas 15:02, no lugar de Terreiro das Bruxas, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, continuava por circunscrever ao final da tarde, segundo fonte da Autoridades Nacional da Protecção Civil (ANPC).

Este fogo consumiu sobretudo uma área de mato e era combatido por 132 bombeiros, apoiados por 33 veículos, e, enquanto as condições de visibilidade permitiram, um helicóptero e dois aerotanques pesados Canadair.

Apesar das condições meteorológicas, que diminuiram em muito o nível de risco de incêndio florestal, o estado calamitoso de extensas áreas rurais, praticamente votadas ao abandono, com mato a crescer desordenadamente e vias de acesso praticamente inexistentes ou intransitáveis, acabam por resultar na continuação dos fogos.

Em zonas devidamente ordenadas, nas presentes condições climáticas, o risco de fogo é diminuto e, caso tal ocorra, será fácil de controlar sem necessidade de recurso a meios aéreos pesados e com um mínimo de custos operacionais, podendo a intervenção ser a nível de corporações locais ou de sapadores florestais.

A evidente falta de acessibilidades, que implica em muitos casos um recurso exaustivo a meios aéreos, para além dos custos inerentes à utilização destes meios, resulta num maior risco para quem voa nestas difíceis condições e para as próprias unidades em terra, que podem ficar encurraladas em acessos cortados ou sem saídas alternativas, continua a ser um dos principais problemas, que podia ser resolvido com o recurso a programas de mecenato ou de simples solidariedade, como o já mencionado, "Adopt a trail".

Sugerimos a releitura quer do texto, quer do regulamento do "Adopt a trail", que poderá ser adaptado à realidade nacional e seria interessante como iniciativa da ANPC proposta a autarquias, associações ou empresas que queiram participar na prevenção dos incêndios florestais.

Sem comentários: