domingo, outubro 09, 2005

Adopt a trail


Image Hosted by Verão Verde
Defender 110 durante uma pausa

Uma das iniciativas mais interessantes na defesa da Natureza e na prevenção de fogos florestais é o conceito de adoptar um trilho, derivado do inglês "adopt a trail". Este conceito tem-se popularizado em diversos países, nomeadamente nos Estados Unidos, com resultados positivos quer a nível de prevenção de incêndios, quer no despertar da consciência ecológica dos participantes.

Em termos genéricos, parques naturais ou autarquias tomariam a iniciativa de catalogar os caminhos florestais, criando uma base de dados, e estes seriam adoptados por particulares, clubes ou associações que assumiriam a responsabilidade de os manter transitáveis e de reportar qualquer situação anormal.

Esta actividade pode ser complementada com diversos tipos de percursos, provas, visitas ou qualquer tipo de iniciativas capazes de a tornar mais interessante e variada, mantendo o interesse dos participantes e atraindo novos voluntários.

O regulamento, em inglês, inclui os detalhes necessários ao melhor entendimento de uma actividade especialmente vocacionada para associações de juventude, grupos ecológicos, praticantes de todo o terreno, e tantos outros que para além do contacto com a Natureza pretendam prestar um serviço à comunidade.

É nossa perspectiva que actividades variadas e motivadoras, concebidas com imaginação mas sem perder de vista os objectivos a que se propõe, são a forma mais adequada de estimular a participação de todos na defesa de um património natural que se perde anualmente.

Infelizmente faltam neste País a vontade política e as estruturas capazes de promover o enquadramento de tantos que poderiam aderir a acções de voluntariado caso soubessem como fazê-lo, sendo esta situação sobretudo devido à inércia das autoridades, incapazes de estabelecer parcerias com os cidadãos, normalmente reduzidos à condição de simples contribuintes. Enquanto esta perspectiva não for alterada, dificilmente será possível obter a participação popular não só em iniciativas de interesse público, mas também no cumprimento dos mais elementares deveres cívicos.

Sem comentários: