quinta-feira, outubro 13, 2005

Consola central em Série - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Consola na configuração de origem num Defender

Embora exista como opcional da marca, não conheço muitos Série com a consola central onde podem ser alojados instrumentos suplementares como o relógio ou um comando opcional.

Esta peça, semelhante às dos primeiros Defender, encontra-se em diversas lojas da especialidade ou em leilões, com multiplas configurações e acabamentos. Também oferecem a vantagem de dar alguma solidez a uma peça que nos Séries tem tendência a partir-se devido ao desgaste, podendo assim evitar uma reparação antecipada.

Tendo necessidade de instalar uma tomada de isqueiro onde ligar a alimentação de um GPS ou computador portátil, bem como um corta circuitos, foi escolhida uma entre as numerosas placas para Defender que se vendem em Inglaterra, um modelo com um orifício em cada extremidade e a parte central sem qualquer corte.

Um destes orifícios, feito especificamente para o isqueiro, não carece de qualquer adaptação, bastando instalar um dos isqueiros universais que se vendem nas lojas da especialidade.

Na zona central, sem orifícios, foram feitos dois furos de 5 mm onde será aparafusado o suporte para GPS ou para um telefone móvel, adquirido recentemente numa loja chinesa e já comentado num texto anterior.

Do outro lado, para instalar um corta-circuitos, havia duas opções possíveis, a de alargar o furo existente, permitindo ao corta-circuitos ficar cerca de 4 cm de fora, a que acrescem outros 3 da chave, ou manter a totalidade da peça no interior, segura por dois parafusos compridos, também eles de 5 mm.

Dado que não pareceu prático nem confortável ter o corta-circuitos a sair 7 cm da consola, optou-se pela segunda hipótese, de forma a que apenas a chave surja no exterior, reduzindo assim a possibilidade de acidentalmente cortar o sistema eléctrico. No entanto, pode-se alargr o orifíco e desbastar a parte superior do corta-circuitos, de forma a que possa ficar muito ligeiramente saliente e assim com um encaixe suplementar que ajude a fixá-lo e a evitar qualquer movimento de torção. No nosso caso, optamos por usar um sistema de dupla porca, fixando o parafuso primeiramente à placa e seguidamente o corta-circuitos, o que permite obter a solidez necessária.

No próximo texto, que esperamos disponibilizar amanhã, falaremos da instalação dos vários componentes aqui mencionados.

Sem comentários: