sábado, outubro 15, 2005

Consola central em Série - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Consola com tomada de isqueiro

Nesta 3ª parte de uma série de 4 artigos, segue-se a tomada de isqueiro, dada a facilidade com que é encaixado no local apropriado do lado esquerdo da consola.

Basta introduzir o rebordo em plástico, seguidamente encaixar o corpo metálico, e finalmente, caso pretendido, o isqueiro propriamente dito para o processo ficar concluido sem a necessidade de quaisquer ferramentas.

Nesta peça aconselhamos a utilizar uma resina sintética ou outra cola forte que ajude a manter esta peça inamovível, dado que será sujeita a vários esfoços, sobretudo se for utilizada por vários sistemas, obrigando a um ligar e desligar intenso.

Dado que o nosso objectivo é a tomada de corrente e não o uso do isqueiro, este ficou de reserva para alguma emergência. No nosso caso a tomada será utilizada com uma das fichas triplas que se podem adquirir em casas da especialidade ou, periodicamente, no Lidl.


Image Hosted by Imageshack
Consola completa, pronta a instalar

Finalmente, procedemos à instalação do corta-circuitos, dado ser a peça mais incómoda em termos de volume e portanto de manuseamento.

Bastam 2 parafusos de 5 mm, com cerca de 5 cm de comprimento e as respectivas porcas e anilhas para o fixar correctamente. Por uma questão de segurança, colocamos um primeiro conjunto de anilhas e porcas de forma a fixar os parafusos na consola e evitar qualquer desalinhamento resultante de um movimento lateral.

Optamos por colocar, seguro pelo parafuso inferior, uma pequena peça adquirida numa casa de ferragens onde prender a chave do corta-circuitos em caso de necessidade. Tal é opcional, mas evita que a chave se perca criando uma situação algo desagradável. Logicamente, esta ideia não é aplicável caso o corta-circuitos seja usado como dispositivo anti-roubo e havendo a necessidade de remover a chave.

Na última parte, que esperamos disponibilizar na próxima 2ª feira, será apresentada a consola já colocada no Série 3.

Sem comentários: