domingo, outubro 09, 2005

2ª bateria e carga dividida


Image Hosted by Verão Verde
Kit de split charge

A instalação correcta de uma 2ª bateria obriga a colocar um kit composto de um sistema adicional de relays e cablagem normalmente designado por "carga dividida" ou, para usar a expressão inglesa mais comum, por "split charge".

O modelo proposto pela Land Rover para veículos com bateria de 12V, independentemente do tipo de terra ser positivo ou negativo, tem a referência RTC 8977 e pode ser adquirido através de concessionários e lojas da especialidade ou recorrendo a leilões, onde o custo é normalmente mais baixo.


Image Hosted by Imageshack
Esquema do kit de split charge

Este sistema de relay só opera quando o veículo está em movimento, no caso de possuir dínamo, ou com o motor a trabalhar, caso possua alternador, assegurando que a bateria principal não descarrega para a auxiliar ou para equipamentos eléctricos ligados ao circuito.

Peça fundamental, dado que as restantes podem facilmente ser aquiridas em lojas de produtos eléctricos, é o relay, de marca "Tyco" e referência V23134-B1052-C642, a que acrescem as informações 12V e ++0423.

No esquema pode-se ver quais as ligações que são necessárias para uma bateria instalada no próprio veículo ou num reboque, sendo que neste caso existem fichas que permitam proceder à sua desconexão.

A instalação de uma 2ª bateria é especialmente aconselhada para quem utilize diversos equipamentos eléctricos num veículo que necessitem de alimentação permanente, como frigoríficos, sendo aconselhável a instalação deste kit para evitar esgotar a bateria principal, a qual fica reservada para o seu propósito inicial.

Sem comentários: