quarta-feira, outubro 12, 2005

Wadding kit


Image Hosted by Verão Verde
Wadding kit

Como complemento do snorkel, para evitar a entrada de água em diversos orgãos mecânicos, nomeadamente a nível de diferenciais, os quais muitas vezes não podem ser selados dado necessitarem de respirar, existe a possibilidade de instalar um sistema de respiração que permita obter ar a uma altura mais elevada.

A técnica utilizada consiste em fazer subir um tubo de borracha desde a entrada de ar de um orgão mecânico situado num ponto baixo e fazê-lo subir até ao ponto mais alto do veículo, normalmente o snorkel, caso esteja instalado, selando a junção no seu ponto inferior e permitindo assim a entrada de ar a uma altura acima de qualquer eventual nível de água. Também pode ser necessário colocar um "wadding plug" ou uma pequena tampa roscada em qualquer orifício que permaneça aberto, sendo este incluido nos kits que se vendem no EBay.

É de notar que este kit se destina a proteger orgãos mecânicos que se encontram a pouca distância do solo, pelo que mesmo na ausência de um snorkel não deixam de ser essenciais para quem goste de atravessar cursos de água que cheguem aos diferenciais mas não ao motor.

Um destes conjuntos de peças, que varia conforme o modelo do veículo onde será aplicado, é normalmente barato, sendo basicamente constituido por algumas junções, uns metros de tubo flexível e, eventualmente, vedantes e braçadeiras de fixação.

Apenas as peças metálicas têm qualidade realmente variável, sobretudo na extremidade em que encaixa o tubo, onde as de melhor qualidade têm uma rosca que permite um sistema de aperto.

Relativamente ao tubo, e mesmo que razões estéticas indiquem o contrário, a opção por um material transparente é a mais adequada dado que permite visualizar o interior e localizar mais facilmente entupimentos ou furos.

Não se justifica adquirir os kits mais dispendiosos pois são todos funcionalmente equivalentes, sendo a opção mais económica a de adquirir as peças separadamente, dado que as tubagens e braçadeiras são tendencialmente mais económicas em supermercados ou lojas de bricolage do que nas de acessórios para automóveis.

Pode-se esperar que uma vintena de euros seja suficiente para adquirir este material, em peças separadas ou conjuntamente, e bastante menos para uma versão improvisada, mas é comum encontrar valores francamente superiores, pelo que é de ter cuidado com os exageros de alguns vendedores que pretendem ter algo de único.

Sem comentários: