A transmissão de informações de GPS para um posto de coordenação remoto, permitindo seguir o movimento de veículos de forma automática, é um factor de segurança adicional em situações delicadas, nomeadamente em áreas de incêndios florestais.
Com o objectivo de formatar a informação em formato NMEA recolhida do GPS e proceder ao envio via SMS para uma estação de recolha e de coordenação, selecionamos este programa de reduzidas dimensões e com suporte para alguns dos telemóveis de baixo custo mais difundidos no mercado.
Infelizmente, e pelos testes feitos, as versões actuais do programa não têm suporte para os modelos mais recentes que utilizam GPRS, pelo que os antigos modelos, como os Siemens S25, têm aqui a hipótese de uma segunda vida.
A periodicidade do envio pode ser selecionada e na estação de recepção a posição de cada viatura, bem como a velocidade e direcção, vai sendo actualizada sobre uma carta topográfica, podendo-se ver em cada linha da imagem do écran o tipo de informação em formato NMEA enviado em cada SMS.
Como complemento deste programa, na recepção de dados, deve ser instalado o seu congénere SMS2OZI, que assinala sobre uma carta topográfica aberta através do OziExplorer a posição do emissor, utilizando igualmente um telemóvel ligado a um computador para receber os SMS com a informação posicional. Este computador pode servir de ponto de coordenação e recebendo localização via SMS de diversos veículos e afixando-as no mapa carregado através do OziExplorer.
Trata-se de uma solução de baixo custo, embora dependente da existência de rede GSM, montada a partir de componentes geralmente disponíveis e que apenas necessita de um pequeno software adicional para implementar, permitindo uma visão centralizada de diversos veículos e o seu seguimento em tempo quase real.
É possível obter as versões destes programas destinadas aos vários modelos de telemóvel suportados através do site do autor, em versão shareware, que deverá ser registada para uma utilização prolongada.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário