segunda-feira, outubro 10, 2005

GPS2SMS e SMS2OZI


Image Hosted by Imageshack
Écran de GPS2SMS

A transmissão de informações de GPS para um posto de coordenação remoto, permitindo seguir o movimento de veículos de forma automática, é um factor de segurança adicional em situações delicadas, nomeadamente em áreas de incêndios florestais.

Com o objectivo de formatar a informação em formato NMEA recolhida do GPS e proceder ao envio via SMS para uma estação de recolha e de coordenação, selecionamos este programa de reduzidas dimensões e com suporte para alguns dos telemóveis de baixo custo mais difundidos no mercado.

Infelizmente, e pelos testes feitos, as versões actuais do programa não têm suporte para os modelos mais recentes que utilizam GPRS, pelo que os antigos modelos, como os Siemens S25, têm aqui a hipótese de uma segunda vida.

A periodicidade do envio pode ser selecionada e na estação de recepção a posição de cada viatura, bem como a velocidade e direcção, vai sendo actualizada sobre uma carta topográfica, podendo-se ver em cada linha da imagem do écran o tipo de informação em formato NMEA enviado em cada SMS.

Como complemento deste programa, na recepção de dados, deve ser instalado o seu congénere SMS2OZI, que assinala sobre uma carta topográfica aberta através do OziExplorer a posição do emissor, utilizando igualmente um telemóvel ligado a um computador para receber os SMS com a informação posicional. Este computador pode servir de ponto de coordenação e recebendo localização via SMS de diversos veículos e afixando-as no mapa carregado através do OziExplorer.

Trata-se de uma solução de baixo custo, embora dependente da existência de rede GSM, montada a partir de componentes geralmente disponíveis e que apenas necessita de um pequeno software adicional para implementar, permitindo uma visão centralizada de diversos veículos e o seu seguimento em tempo quase real.

É possível obter as versões destes programas destinadas aos vários modelos de telemóvel suportados através do site do autor, em versão shareware, que deverá ser registada para uma utilização prolongada.

Sem comentários: