quinta-feira, novembro 27, 2008

Queimada na origem do maior fogo deste ano na Serra da Estrela


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio fora de época

Uma queimada esteve na origem do maior incêndio registado este ano na Serra da Estrela e obrigou à mobilização de duas centenas de bombeiros de 18 corporações.

O fogo começou pelas 07:00, na localidade de Verdelhos, concelho da Covilhã, e tiveram origem numa simples queimada de folhas de castanheiros que alastrou rapidamente devido ao forte vento que se fazia sentir, não obstante a humidade e as baixas temperaturas que se verificavam na altura.

Este incêndio esteve activo por sete hras e consumiu sobretudo mato, com os bombeiros a enfrentar riscos acrescidos e sérias dificuldades devido ao vento que impediu a operação de um helicóptero pesado que chegou a acorrer a um local de difíceis acessos.

Fora da época quente, em condições improváveis, as queimadas são a principal causa de incêndios florestais e, mesmo quando autorizadas, requerem especial cuidado e que sejam efectuadas apenas se houver condições de segurança, algo que é impossível quando existe vento forte, mesmo que a humidade seja alta, inclusivé havendo alguma chuva, e com baixas temperaturas.

Sem comentários: