Uma queimada esteve na origem do maior incêndio registado este ano na Serra da Estrela e obrigou à mobilização de duas centenas de bombeiros de 18 corporações.
O fogo começou pelas 07:00, na localidade de Verdelhos, concelho da Covilhã, e tiveram origem numa simples queimada de folhas de castanheiros que alastrou rapidamente devido ao forte vento que se fazia sentir, não obstante a humidade e as baixas temperaturas que se verificavam na altura.
Este incêndio esteve activo por sete hras e consumiu sobretudo mato, com os bombeiros a enfrentar riscos acrescidos e sérias dificuldades devido ao vento que impediu a operação de um helicóptero pesado que chegou a acorrer a um local de difíceis acessos.
Fora da época quente, em condições improváveis, as queimadas são a principal causa de incêndios florestais e, mesmo quando autorizadas, requerem especial cuidado e que sejam efectuadas apenas se houver condições de segurança, algo que é impossível quando existe vento forte, mesmo que a humidade seja alta, inclusivé havendo alguma chuva, e com baixas temperaturas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário