quinta-feira, novembro 27, 2008

Localizz, a geo referenciação via TMN


Image Hosted by ImageShack
Localizz, a geo referenciação via TMN

A TMN apresentou recentemente um serviço de geo-referenciação de telemóveis, baseada no método de degradação do sinal obtido e da triangulação através de antenas mapeadas, de forma análoga à que descrevemos num texto anterior.

A localização pode ser feita através do "site" da TMN ou acedendo ao Portal I9 via telemóvel e escolhendo a opção "Localizz", podendo obter a posição de até 10 contactos de cada vez, sendo ainda possível marcar uma periodicidade na recolha de informação posicional.

Para ser localizável através deste serviço é necessário dar autorização específica através do "site" da TMN, válida apenas para o utilizador a quem foi dada permissão e até que esta seja revogada.

Os detalhes e preços do serviço encontram-se no "site" da TMN, que aposta na segurança de crianças ou no contacto entre amigos, mas as potencialidades do Localizz vão mais longe e dependem, sobretudo, da imaginação de cada um, sendo de recordar que esta pode envolver contornos de legalidade duvidosa caso se recorra a esta para, por exemplo, seguir um funcionário fora do horário de trabalho e sem o conhecimento deste através de um telemóvel da empresa.

Sem comentários: