quarta-feira, novembro 26, 2008

Google quer Chrome pré-instalado nos computadores


Image Hosted by Imageshack
Um écran do Google Chrome

O Google pretende que o seu "browser", o recentemente apresentado Chrome passe a ser pré-instalado nos computadores, substituindo o Internet Explorer da Microsoft, para o que estará a preparar acordos com fabricantes.

Na primeira metade de 2009 deverão estar disponíveis as versões para Linux e Macintosh, bem como a versão final para sistemas operativos Windows, que tem data de lançamento prevista para Janeiro de 2009.

Com esta iniciativa o Google pretende terminar o domínio que o Explorer da Microsft, que conta com mais de 70% de quota de utilização, enquanto o segundo classificado, o Firefox da Mozilla apenas atinge perto de 20% e o Chrome andará pelo 1%, facto a que não será estranho uma manifesta falta de estabilidade das versões de teste actualmente disponíveis.

Obviamente não será fácil que os fabricantes após pré-instalar um sistema operativo da Microsoft optem por excluir um "browser" do mesmo fabricante, mas veriamos de forma positiva que o utilizador pudesse escolher qual ou quais os "browser" a instalar, sem que houvesse uma mútua exclusão, de modo a avaliar o desempenho de cada um e escoher após uma experiência concludente.

Sem comentários: