quinta-feira, dezembro 18, 2008

INEM reforça dispositivo no Algarve


Image Hosted by ImageShack
Uma VMER do INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está a reforçar os seus meios no Algarve com a entrada em serviço de duas ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV), já operacionais e duas Suporte Imediato de Vida (SIV), a entrar ao serviço em 2009.

As ambulâncias SIV serão baseadas em Loulé e Vila Real de Santo António, enquanto as duas ambulâncias SBV ficam no Centro de Saúde de Silves e no Hospital do Barlavento, em Portimão, estando previsto que deixem de operar apenas 16 horas por dia e passem a estar permanentemente disponíveis.

Este reforço surge integrado no projecto de requalificação das Urgências no Algarve e visa obter tempos de intervenção por parte dos meios do INEM de entre os dez e os vinte minutos, num esforço de compensar o encerramento de diversos Serviços de Atendimento Permanente, o que ocorreu sobretudo em zonas do Interior.

Por outro lado, a existência de meios intermédios, posicionados entre as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação e as ambulâncias de socorro comuns, liberta as primeiras para situações nas quais são efectivamente indispensáveis, permitindo uma melhor gestão de meios e um socorro mais eficaz.

Sendo um reforço importante, não podemos deixar de enfatizar que os meios de socorro não substituem as urgências e que só através de um planeamento cuidado e de um equilíbrio de recursos fixos e móveis é possível assegurar não apenas uma intervenção rápida e adequada, mas também a qualidade de que esta se deve revestir.

O encerramento de serviços encerra, no entanto, uma mensagem preocupante para as populações que, independentemente dos meios de socorro, se sentem abandonadas e preteridas a favor dos residentes nos grandes centros urbanos, resultando num maior abandono do Interior e num processo contínuo onde a uma menor densidade populacional correspondem menos serviços que, por sua vez, irão levar a um ainda maior despovoamento.

Sem comentários: