segunda-feira, dezembro 15, 2008

Estudo revela perfil dos incendiários - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Descarga de um bombardeiro pesado

A maioria dos incendiários, mais de 55% do total analisado, corresponde a indivíduos do sexo masculino, solteiros, de meia idade, vivendo em casa dos pais e que sofrem de desequilibrios mentais ou problemas psicológicos, muitas vezes ligado ao consumo excessivo de álcool.

Um segundo perfil engloba 43% dos casos, e consiste maioritariamente em homens com idade superior a a 46 anos, muitos dos quais têm antecedentes criminais violentos e que aje por vingança dirigida contra o o proprietário do terreno.

Finalmente, o último perfil, com apenas 3% dos casos analisados, engloba indivíduos sem antecedentes criminais, motivados sobretudo por benefícios económicos e pessoais.

Foi salientado que Portugal não é um País de pirómanos, dado que a maior parte dos incêndios derivados de acção humana não são intencionais, bem como a necessidade de aprofundar os estudos, detalhando-os e dotando a PJ de instrumentos que ajudem a limitar o número de suspeitos e identificar os responsáveis por estes actos.

Apesar de haver numerosos inquéritos inconclusivos e de uma manifesta precipitação por parte da opinião pública em apontar para causas criminosas onde exista intencionalidade, dos 7.513 inquéritos que a PJ realizou desde 2004 resultaram apenas 240 detenções por incêndio florestal, o que aponta ou para incapacidade de investigar as causas ou para um baixo número de incendiários.

Sendo um crime de difícil investigação, a existência de perfís pode contribuir para o sucesso das mesmas, mas será essencial que existam os meios suficientes para a recolha de indícios antes de estes desaparecerem ou serem contaminados, altura a partir da qual pouco mais haverá a fazer do que esperar pela confissão do responsável.

Sem comentários: