segunda-feira, janeiro 19, 2009

Atraso no concurso de helis para o INEM - 2ª Parte


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Um helicóptero do INEM

A experiência diz-nos que este tipo de concurso tende a sofrer atrasos e que mesmo os cadernos de encargos mais bem elaborados não impedem muitas vezes recursos suspensivos para os tribunais, resultando, por vezes, em declarações de relevante interesse público que nem sempre são claros para todos.

Dados os montantes envolvidos e não obstante a cooperação da Empresa de Meios Aéreos, ter os meios disponíveis até ao Verão será irrealista, mas o problema principal continua a ser a adquação desta solução, ou falta dela, a substituir serviços de atendimento permanente que, para além do socorro, tem uma função social.

Lembramos que o relatório do INEM, ainda sob a anterior administração, afirmava que "não existem evidências inequívocas de que as missões primárias HEMS resultem em vidas salvas" e salientavam que a relação custo-benefício desaconselhava esta opção, algo que na altura parecia evidente dado o tipo de substituição que se pretende fazer.

Mesmo quando o INEM alega que agora a inadquação mencionada no relatório inicial está ultrapassada, através de uma articulação com os novos meios terrestres que na altura não estajam disponíveis, mas a decisão afigura-se mais como de cariz político, em ano de eleições, do que de uma real alteração das circunstâncias existentes

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