quinta-feira, janeiro 22, 2009

LBP critica "folclore" da ANPC para "tapar os olhos ao povo" - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O resultado de um nevão em Portugal

O dispositivo instalado pela Autoridade Nacional da Protecção Civil em Amarante e na serra do Marão, para onde foram mobilizados meios significativos, mereceu da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) uma forte crítica, chegando a ser usada a expressão "folclore" e "pouca-vergonha".

Para a LBP, esta mobilização no próprio dia da audição parlamentar dos responsáveis da ANPC e do secretário de Estado da Protecção Civil visa apenas "tapar os olhos ao povo" e fazer esquecer a falta de coordenação e de meios de socorro que se verificou há apenas dez dias.

Entre os meios mobilizados no Marão, que mereceram críticas do comandante dos Voluntários da Lixa e vereador do PS em Felgueiras, José Campos, que integra o Conselho Executivo da LBP, estavam elementos e veículos de corporações do Seixal, Barreiro, Trafaria, Cacilhas e Sesimbra, reforçadas com equipas da Força Especial de Bombeiros ou "canarinhos".

Para este comandante, que considera que os bombeiros da região têm equipamentos equivalentes, o recurso a corporações distantes foi considerado como uma afronta e mero folclore, merecendoa indignação dos voluntários locais.

Também a Associação de Técnicos de Segurança e Protecção Civil (Asprocivil) se pronunciou no mesmo sentido, ao considerar que as medidas tomadas esta semana pela ANPC demonstram a sua inacção na semana passada, quando esta associação fez acusações de "ineficácia e falta de coordenação de meios" quando ocorram os primeiros nevões fortes.

Sem comentários: