sábado, janeiro 24, 2009

Colete aquecido eléctrico - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um modelo de colete aquecido eléctrico

Apesar de não ser uma peça de vestuário habitual entre nós, e para muitos será desconhecido, estão disponíveis no mercado diverso tipo de blusões ou coletes com um sistema integrado de aquecimento eléctrico, semelhante ao dos cobertores que usam esta forma de aquecimento.

Da pesquisa que efectuamos, e que não é de alguma forma exaustiva, podemos agrupar os modelos conforme sejam ligados à rede eléctrica e posteriormente desligados, e os que usam um conjunto de pilhas de modo a poderem ser aquecidos de forma independente e mesmo quando afastado de uma rede eléctrica.

Em termos de formato, existem desde os modelos mais baratos, em forma de coletes, que podem andar pela vintena de euros, até aos mais complexos, que parecem blusões e podem ser reforçados quando se destinam a utilizações mais exigentes, como o caso, por exemplo, de motociclistas, que também necessitam de protecção física.

A nossa opção foi a de escolher para efeitos de teste, um dos coletes mais acessíveis, concretamente um modelo que é alimentado por meia dúzia de pilhas de formato "AA" e que custa no EBay inglês menos de uma vintena de euros, incluindo os portes para Portugal.

Sem comentários: