segunda-feira, janeiro 26, 2009

Câmaras detectam automaticamente veículos em situação irregular - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Detecção automática de uma matrícula

O sistema de verificação de matrículas, destinado a identificar veículos em situação irregular, estará operacional dentro de poucos meses, eventualmente em Maio ou Junho, quando as vinte unidades previstas estiveram disponíveis para uso policial.

Os custo ds equipamentos, orçados em perto de 11.000 euros cada, serão suportados por companhias seguradoras através de um protocolo estabelecido com o Ministério da Administração Interna (MAI), que assim pode distribuir estes equipamentos pelas forças de segurança sem encargos de aquisição.

O equipamento, semelhante aos que são usados em diversos países, usa uma câmara de infra-vermelhos que lê as matrículas de forma automática e verifica através de uma base de dados se existe alguma irregularidade, caso em que fará soar um alarme alertando os ocupantes do veículo onde está instalado para o veículo assim identificado.

O sistema já foi testado, tendo essencialmente detectado infrações a nível fiscal, falta de seguro ou de inspecção ou para apreensão devido a penhoras, mas alguns veículos furtados também foram detectados, algo que será percentualmente pouco significativo dado que estes costumam usar matrículas falsas.

Sem comentários: