terça-feira, fevereiro 10, 2009

10 de Fevereiro - Dia da Internet segura


Image Hosted by ImageShack
Um écran de "phishing" de um "site" social

O dia 10 de Fevereiro é desde 2004 o dia da Internet segura, como forma de sensibilizar os internautas, sobretudo os mais novos, contra os perigos que surgem durante a navegação, os quais se têm multiplicado nos últimos anos.

Este ano o vão participar cerca de 120 entidades de 56 países que irão debater os perigos que derivam do uso das novas tecnologias da informação, incluindo os contactos via telemóvel, a presença em "sites" sociais, nas salas de "chat" ou de conversação ou a nível de mensagens instantâneas, como acontece com o Messenger.

Portugal participa com diversas iniciativas agentadas para este dia, que incluem acções de formação em diversas escolas públicas, sendo de salientar as duas sessões de esclarecimento on-line a cargo da equipa SeguraNet da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação.

Para além de sensibilizar os jovens, é importante que estes sejam acompanhados por adultos que respeitem a privacidade dos mais novos, mas que estejam alerta para eventuais situações de perigo e saibam como agir caso surja uma situação considerada perigosa, seja em termos técnicos, seja na vertente pedagógica e educacional.

Existirão sempre perigos ocultos no mundo digital, alguns destes podem concretizar-se perto de nós, pelo que é imperativo que sejam adquiridas as competências indispensáveis a enfrentar este tipo de ameaça e a saber ripostar com a celeridade necessária, certos de que do mais pequeno atraso pode resultar a impossibilidade de detectar atempadamente um criminoso.

Sem comentários: