quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Google Latitude acusado de violar privacidade de utilizadores


Image Hosted by Imageshack
Um écran do Google Latitude

O novo Latitude do Google, um sistema que permite localizar pessoas através do telemóvel sobre um mapa digital, foi acusado pela Privacy International de ser "perigoso para os utilizadores" e não garantir a necessária privacidade.

O Latitude permite fornecer dados posicionais a terceiros, desde que haja autorização expressa por parte do utilizador, mas ainda não existe em todos os dispositivos suportados um indicador de o serviço estar ou não activo e, portanto, se está a enviar dados geográficos referentes ao local em que se encontra.

O perigo é, obviamente, o de se ter o Latitude activo sem saber, algo que pode acontecer caso seja um telemóvel de serviço ou mesmo particular, desde que alguém tenha tido a possibilidade de instalar e activar a aplicação sem o conhecimento do utilizador, que assim pode ser localizado sobre o Google Maps.

O Google já reconheceu o problema e a correcção estará disponível proximamente, de modo a que os utilizadores saibam que o serviço está activo, mas há outros serviços no mercado sujeitos a menor escurtínio e que enfermam exactamente dos mesmos problemas, sem que haja conhecimento por parte dos utilizadores.

Sem comentários: