quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Discos rígidos no EBay são vendidos com informação


Image Hosted by ImageShack
Um disco rígido

Segundo um estudo, perto de metade dos discos rígidos no EBay são vendidos com informação do anterior proprietário, mas será provável que na maioria dos restantes seja possível recuperar os dados pessoais de quem o utilizou recorrendo a um utilitário adequado.

Esta estatística revela uma perigosa falta de cuidado que é extensível aos computadores pessoais vendidos ou abandonados, os quais muitas vezes, após ligados, revelam todos os dados dos proprietários, algo que sabemos por experiência própria quando recuperamos um computador abandonado.

Os perigos deste comportamento é evidente e vai desde fraudes até uso de identificação pessoal, passando pelo acesso a informações contabilísticas ou laborais e incluindo, em muitos casos, dados que podem ser comprometedores da própria vida pessoal, resultando situações de extremo perigo.

Aconselhamos a, antes de vender ou abandonar um disco ou uma qualquer unidade onde esteja gravada informação, a recorrer a um utilitário adequado que a torne irrecuperável, algo que pode não acontecer com uma simples formatação, e que nunca se abandone um computador imediatamente utilizável, pois a tentação de pesquisar os conteúdos será quase irresistível.

Sem comentários: