sexta-feira, abril 17, 2009

Google Street View chega a Portugal até ao final do ano


Image Hosted by Imageshack
Uma imagem do Street View

As primeiras cidades portuguesas a estarem presentes no Google Street View, Lisboa, Porto e Braga deverão poder ser visualizadas ao nível da rua até ao final do ano.

Duas viaturas ao serviço do Google estão a percorrer as principais ruas de Lisboa e Porto, seguindo depois para Braga, tirando fotografias que irão ser processadas e integradas no Google Maps, oferecendo uma perspectiva diferente destas cidades.

Quando o processo estiver concluido será possível visualizar as ruas ao nível do solo através de vistas panorâmicas que podem ser orientadas de modo a serem obtidas diversas perspectivas e um conjunto de detalhes impossível de ver apenas com imagens obtidas a partir de satélites.

Os utilizadores desta nova funcionalidade que levantou algumas questões de privacidade terão acesso às novas imagens das tuas assinaladas no mapa a azul através de um ícone laranja designado por "Pegman" que passará a surgir no Google Maps.

Este é um passo importante, que acrescenta uma nova vertente ao Google Maps, mas cujo detalhe das imagens tem gerado controvérsia, com acusações de violação de privacidade e, inclusivé, proibições, o que atesta o nível de aproximação e de pormenor que o Street View fornece.

Sem comentários: