sexta-feira, abril 17, 2009

TomTom One Portugal: GPS com cartografia a baixo preço


Image Hosted by ImageShack
TomTom One com cartografia para Portugal

O GPS TomTom One com cartografia para Portugal, a mais útil para os residentes no nosso País, pode ser adquirido por um valor que ronda os sessenta euros.

Este é um sistema autónomo, com cartografia proprietária, actualizável, que permite uma orientação rápida, sobretudo em zonas urbanas ou estrada, com visualização do itinerário num écran a cor de 3.5".

O TomTom One tem um conector RDS-TMC, uma memória interna de 1 Gb e bateria de iões de lítio, apresentando como principal limitação a cartografia proprietária que exclui os mapas militares, tão necessários para deslocações fora de estrada ou em zonas mais remotas.

O recurso a GPS é cada vez mais necessário como factor de segurança e de uma deslocação rápida, minimizando a possibilidade de erros no trajecto e de demoras que podem, em situações específicas, implicar consequências graves.

Seja para uso particular, seja como auxílio em missões de carácter profissional, esta é uma opção a ter em conta para quem pretende uma maior eficácia no seu desempenho.

4 comentários:

Reinaldo Baptista disse...

Gostaria de saber se existe algum GPS com fotografia aérea que abrangesse a totalidade do território nacional.
Obrigada

Nuno Cabeçadas disse...

Olá
GPS só conheço com fotos aéreas de cidades, não de todo o território nacional, mas é possível usar num PDA os mapas do Google que são feitos a partir de fotos de satélite. Outra opção é adquirir um netbook instalar o Google Earth com ligação a um GPS. São soluções que andam pelos 400 euros mas são muito flexiveis e actualizáveis.
Um abraço

Reinaldo Baptista disse...

Obrigado Nuno, o assunto em questão é para equipar os VCOT e os VFCI da minha corporação de bombeiros, porque não posso admitir que se gaste milhares de euros em veículos e não se gaste umas centenas de euros em equipamento que pode fazer a diferença a nível de segurança e a nível do sucesso da missão.

Nuno Cabeçadas disse...

Olá
Dependendo do espaço disponível e da portabilidade, a minha opção tende a ser para um equipamento que corra Windows e permita instalar aplicações standard.
Neste momento vendem-se portáteis baratos com discos flash, sem componentes mecânicos que tendem a danificar-se com solavancos aos quais se podem ligar um GPS e mesmo uma camara para gravar missões, trajectos ou pontos úteis para orientação.
São equipamentos com perto de 30 cm de largura, mas, com algumas limitações e ecrans mais pequenos, pode-se usar um PDA.
No Google Earth podem-se adicionar fotos de locais e detalhes, em programas como o CompeGPS podem-se usar mapas, fotos ou imagens de satélite digitalizados, desde que calibrados.
Caso precisem, podem sempre contactar-me por email.
Um abraço