quinta-feira, abril 16, 2009

UE quer impedir operadores de bloquear chamadas VoIP nas suas redes


Image Hosted by Imageshack
Um sistema de gravação VOIP

O aumento dos serviços e utilizadores de sistemas VOIP, capazes de proporcionar ligações a preços extremamente competitivos, e o uso que estas podem fazer das redes de 3ª geração, tem, alegadamente, levado a que diversas operadoras coloquem obstáculos a este tipo de tráfego.

Como resposta, a União Europeia pretende que os estados membro impeçam os operadores de bloquear a realização de chamadas VoIP, através das suas redes, do que resultaria um prejuizo para os utilizadores de sistemas tão populares como o Skype.

O uso de VOIP levanta óbvios problemas de concorrência para as operadoras de telemóveis, as quais investiram substancialmente nas suas redes, mas este é, sem dúvida, um dos caminhos a seguir, sobretudo com o exponencial aumento do número de pontos de acesso à Internet.

Em Portugal, diversos operadores fornecem serviços telefónicos inteiramente sobre IP, usando a mesma infraestrutura utilizada para transmissão de dados, do que resultam preços competitivos para quantos usem acesso à Internet através da mesma empresa, no limite com chamadas grátis para destinos nacionais e substancias descontos para comunicações internacionais.

Mesmo compreendendo os problemas das operadoras que investiram em redes dedicadas, a opção de bloquer o VOIP é inaceitável, sendo, no entanto, aceitável que cobrem pelo uso da infraestrutura e se atinja um justo equilíbrio em que o utilizador compense adequadamente quem dispendeu somas importantes na implementação de um sistema que continua a ser fundamental em termos de telecomunicações.

Sem comentários: