quarta-feira, junho 24, 2009

Área ardida quase quadruplicou relativamente a 2008 - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Com Março a revelar-se o mês com maior número de incidências, com 3.649 ocorrências, 12.427 ha de área ardida e 153 reacendimentos, resultando em perto de 76% do total anual no período contabilizado.

Também as ocorrências aumentaram drasticamente, quase duplicando ao passar de pouco mais de três milhares em 2008 para as 6 216 ocorrências registadas este ano pela ANF,sendo óbvio que este está a ser um ano complicado mesmo antes da chegada do período mais crítico em termos de fogos.

Em resposta a este substancial aumento, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, apontou para as condições climatéricas, menos favoráveis do que as verificadas no ano passado e que foram francamente excepcionais.

Agora, o próprio titular do MAI reconhece a excepcionalidade das condições ocorridas em 2008, as quais contribuiram decisivamente para números anormalmente baixos em termos do número de ocorrências e da extensão ardida, algo que não deixa de ser uma posição algo diferente de quanto a questão climática foi francamente minimizada.

Sem comentários: