terça-feira, junho 23, 2009

Protecção Civil recebe novos investimentos


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Durante a cerimónia de apresentação de 70 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Vila Real, Braga e Guarda, que decorreu em Castanheira de Pera na sexta-feira passada, o ministro da Administração Interna garantiu que a Protecção Civil está melhor preparada para enfrentar os fogos.

Com o objectivo de ter no fim do ano 120 equipas, com um total de 600 elementos profissionais, prontos para combater incêndios e desempenhar missões de socorro nos municípios de maior risco, este é um programa que pretende fazer a Protecção Civil enveredar por uma maior e muito necessária profissionalização.

O investimento nas EIP está estimado em 12.000.000 de euros, divididos em partes iguais entre o poder central e municipal, estando previsto que sejam disponibilizadas verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional, vulgarmente designado por QREN, para suportar parte dos custos na modernização de meios.

No total, estão previstos 150.000.000 de euros de verbas comunitárias, a que acrescem utros 45.000.000 provenientes do Estado português para modernizar e reequipar as corporações de bombeiros.

Sendo um reforço de investimento necessário, espera-se pela calendarização e, sobretudo, pela concretização do que agora foi anunciado, sobretudo porque diversos anúncios têm sido repetidos e os horizontes temporais continuam pouco claros.

Sem comentários: