sexta-feira, junho 26, 2009

Desertificação ameaça um terço da Terra e quase metade de Portugal - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um deserto do Norte de África

Entre estas últimas salientamos todas as que contribuem para o abandono do Interior do País, como o encerramento de numerosos serviços públicos, de valências, de estruturas de apoio às populações.

A desertificação não, pois, um fenómeno inteiramente natural, mesmo que derivado da acção humana, mas o resultado de uma atitude, de uma acção ou mesmo da falta dela, de um conjunto de opções que, inevitavelmente, condicionam as populações e o meio ambiente em que vivem, obrigando a migrações e ao consequente abandono da terra de origem.

A luta contra a desertificação, para além de um esforço global, implica medidas concretas a nível nacional, sobretudo pela interdependência com a sustentabilidade de grande parte do território e da projecção que esta tem sobre o todo continental.

A desertificação, que se pode projectar até meio do território português num futuro previsível e próximo pode determinar uma muito substancial redução da área útil do País e, no limite, um quase descalabro da estrutura económica nacional e da viabilidade de uma nação cuja extensão ficaria demasiado pequena.

Sem comentários: