quinta-feira, junho 25, 2009

Regresso às origens: a bússola - 4ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um esquema da declinação magnética

A declinação magnética corresponde a um desfazamento entre o Norte cartográfico, correspondente ao Norte real determinado pelos geógrafos, e o Norte para o qual aponta a agulha magnética de uma bússola, o qual varia ao longo dos anos.

A oscilação do Norte magnético é um fenómeno conhecido desde à séculos e devidamente estudado, existindo registos que permitem saber exactamente a cada ano a sua posição, mas também estão disponíveis fórmulas de cálculo que permitem a sua determinação autónoma.

Não é nosso propósito debruçarmo-nos sobre as razões desta oscilação, mas tão somente sobre o impacto desta relativamente ao uso de mapas, os quais, para além da indicação do Norte Geográfico, incluem o Norte magnético na data em que foram produzidos.

Será, portanto, ou através de uma tabela, que informe imediatamente qual o angulo actual, o a declinação, entre o Norte magnético e o geográfico ou através de uma fórmula, que devia estar presente nas cartas de maior precisão, a que se vai recorrer para orientar de forma adequada um mapa.

Sem comentários: