terça-feira, novembro 17, 2009

Suicídio - algumas considerações - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma aldeia abandonada

A falta de uma perspectiva de mudança tende, naturalmente a estar presente, mas esta desesperança, algo que pode ser sobretudo racional, não será o mesmo que desespero, cuja componente emocional tende a sobrepor-se a qualquer análise mais objectiva.

Tendencialmente, aponta-se para esta última vertente, a nível emocional, como a causa primária que leva ao suicídio, subvalorizando o número de situações em que o comportamento surge como racional, meditado e que resulta num acto realizado com eficiência e sem aviso prévio, pelo que a sua dissuação normalmente não é possível.

Entre estes últimos encontram-se os que derivam de problemas de saúde, normalmente ligados a doenças incuráveis ou degenerativas, as quais quase podem ser enquadradas de forma diferente, à parte do conceito que se tende a associar ao suicídio.

No entanto, existe uma vertente diferente, que tem um componente mais pragmática ligada sobretudo a uma sensação de utilidade, ou de falta dela, como compensação do que pode ser interpretado como um encargo ou peso para a família ou para a sociedade.

Sem comentários: