sexta-feira, novembro 27, 2009

Temperatura pode aumentar até sete graus até 2100


Image Hosted by Imageshack
Uma paisagem desertificada

Um relatório divulgado pelo Instituto de Investigação sobre os Impactos do Clima calcula que entre 1990 e 2008 as emissões de dióxido de carbono (CO2) aumentaram 40%, tornando quase impossível cumprir os objectivos de a temperatura aumentar apenas dois graus.

O mesmo relatório, que conta com a colaboração de 24 cientístas de renome internacional, prevê que a temperatura global possa aumentar entre dois até sete graus até 2100, com consequências devastadoras para o equilíbrio do planeta.

O relatório vem aumentar a pressão sobre os 192 países que discutem medidas a adoptar para combater o aquecimento global, pondendo ser considerado como mais um alerta a juntar a tantos outros que visam pressionar no sentido de acções concretas consensuais que tenham impacto real na redução de emissões de CO2.

A lista de alertas, alguns alarmistas, mas quase sempre baseados em factos concretos, tem vindo a aumentar nos últimos anos e os dados meteorológicos recolhidos confirmam as alterações climáticas, algo que surge como cada vez mais evidente mesmo para um não especialista.

Sendo Portugal um país do Sul da Europa, é manifesto que o impacto destas alterações serão muito mais sentidas na economia portuguesa do que nos mais competitivos países do Norte, onde o clima frio terá um efeito de amortecimento.

Sem comentários: