terça-feira, dezembro 01, 2009

Cabo de diagnóstico OBD2 - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
O conversor de OBD para USB

Existem no EBay diversas soluções, que vão desde "scanners" até equipamentos de teste autónomos, passando por cabos de conversão pouco dispendiosos, com valores que começam pela quinzena de euros, incluindo portes.

Foi esta a solução pela qual optamos, sendo incluido no conjunto o controlador ou "driver" que permite que o dispositivo seja reconhecido pelo computador, além de um conjunto de programas destinados a visualizar os parametros do motor e limpar eventuais erros.

Em termos práticos, deve-se separar o conversor do programa que será utilizado para efectuar as operações desejadas, sendo que a parte física e o seu suporte lógico apenas asseguram a ligação, reconhecimento de dispositivos e o fluxo de dados, tendo funções de controle de erros a nível de protocolos.

Pode-se, portanto, equacionar a aquisição de um modelo de conversor barato ao qual será adicionado um programa adequado de preferência acompanhado por um conjunto de ficheiros modificados de forma a extrair um maior rendimento do motor.

Sem comentários: