quarta-feira, dezembro 02, 2009

Cabo de diagnóstico OBD2 - 3ª parte


Image Hosted by Imageshack
O conversor de OBD para "Bluetooth"

O programa ou programas a utilizar dependem, obviamente, do objectivo a alcançar, que pode ir desde uma simples análise e limpeza de erros de diagnóstico até uma reprogramação completa através do envio de um ficheiro contendo uma programação nova para a unidade de gestão.

A utilização deste dispositivo é extremamente simples, bastando instalar o programa de suporte e, seguidamente, ligar os cabos, após o que, com o recurso a um dos programas disponibilizados, se pode dar início ao reconhecimento do conteúdo da unidade de gestão do veículo.

Existe ainda uma versão equivalente onde o conector USB é substituido por uma ligação sem fios "bluetooth", o que se revela mais prático em termos de utilização mas pode ter limitações num ambiente de trabalho onde existam numerosas interferências electromagnéticas ou demasiados dispositivos de comunicações a operar.

Existem disponíveis em diversos "sites", entre os quais o EBay, CD's ou DVD's com enormes colecções de programas e, sobretudo, com o conteúdo das memórias dos automóveis, incluindo entre elas versões originais e modificadas.

Sem comentários: