segunda-feira, janeiro 11, 2010

Alerta de mau tempo prolongado - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
GNR durante um nevão em Portugal

Com a persistência do mau tempo e o corte de várias vias principais, como o IP4, a Protecção Civil prolongou o alerta azul, advertindo que resida ou transita pelas zonas mais afectadas para os perigos resultantes da neve e gelo nas estradas e das baixas temperaturas.

Diversas estradas municipais no distrito de Viseu foram igualment encerradas, com numerosas viaturas a ficarem bloqueadas nas zonas mais atingidas, sobretudo em subidas ou locais mais expostos onde a acumulação de neve é maior, ou por despistes, do que resultaram vários acidentes.

Entre aqueles que ficaram retidos este Domingo, encontra-se o próprio ministro da Adminstração Interna e respectiva comitiva, demonstrando assim que o problema é generalizado e que a falta de respostas pode afectar a todos.

Esta situação, que se tem repetido nas últimas semanas, revela a manifesta falta de recursos existente, o isolamento de diversas localidades, do que resultam dificuldades a vários níveis, que podem afectar o socorro ou a evacuação de pacientes ou vítimas, bem como a vulnerabilidade do sistema viário.

Sem comentários: