terça-feira, maio 11, 2010

Remoção de panela de escape num Defender Td5 - 1ª parte

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O tubo de substituição da panela de escape do Defender

Existem diversos equipamentos que baixam a potência dos veículos automóveis, nomeadamente aqueles que restringem os fluxos de gases, sejam a nível de admissão, como a EGR, cuja remoção abordamos em textos anteriores, ou no escape, onde catalisadores e panelas constituem obstáculos ou restrições.

Se entendermos o motor como uma bomba de ar, uma das técnicas mais utilizadas para aumentar a potência é facilitar os fluxos de gases, diminuindo os obstáculos que, no caso da saída, implica alterações a nível da linha de escape, tornando-a mais livre e desimpedida.

Uma das opções possíveis é a de remover o catalizador, que ainda não se encontrava presente nos primeiros Td5, ou eliminar a panela de escape, tornando-o bastante mais directo, o que irá afectar o rendimento.

No caso do nosso Defender, de 1999, não existiria catalizador, mas tão somente uma panela central, a qual foi removida cortando-se a secção onde esta se encontrava, a qual foi substituida por um tubo de igual diametro devidamente soldado.

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