quinta-feira, maio 13, 2010

Remoção de panela de escape num Defender Td5 - 2ª parte

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O tubo de escape do nosso Defender

Este tubo pode ser adquirido numa loja especializada em ferragens ou numa especializada em peças para transformações, havendo diversos fabricantes que disponibilizam tubos na medida correcta, feitos num material adequado, com as junções realizadas de forma a facilitar a montagem.

A diferença tem a ver, essencialmente, com a facilidade de instalação, já que adquirindo o tubo de substituição numa loja especializada, o trabalho consiste em desaparafusar o tubo existente e aparafusar no local o novo, algo que se faz com a maior facilidade e rapidez.

O método mais económico é, obviamente, o de remover a secção a substituir e soldar um tubo directo, sendo o resultado funcionalmente equivalente, mas perdendo-se a peça original que pode ser útil para apresentar o veículo na Inspecção Periódica Obrigatória onde esta alteração é imediatamente detectada.

Uma linha de escape mais livre melhora a resposta, mas diminui a velocidade máxima, modificando o som do motor, e, caso o catalizador seja removido, aumentando o nível de emissão de gases poluentes, pelo que, entre vantagens e desvantagens, caberá a cada um decidir de acordo com as respectivas prioridades.

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